''Cadeiras de odontologia sem motor, canetas de alta rotação sem mangueiras, e CEO pra fechar'', relata secretária de saúde de Itabaiana

A Secretária de Saúde de Itabaiana, Soraya Galdino, esteve nesta manhã de quinta feira na Rádio Itabaiana FM para fazer um balanço dos primeiros dias de gestão e relatou o que ela chamou de ''caos'' na pasta.

Segundo ela, nos primeiros dias precisou fazer as reuniões em pé, por falta de cadeiras, além de encontrar seu birô ''escorado'' em um outro, sob o risco de desmontar. Disse Soraya, que quase todos os computadores foram encontrados sem HD's, o que comprometeu os dados da secretaria.

Já nas unidades de saúde, a secretária disse que as cadeiras de odontologia estavam sem os motores, as canetas de alta rotação estavam com as mangueiras cortadas, e que, de 10 unidades de PSF's, apenas uma tinha condição de atendimento, as demais sem condições alguma de funcionamento.

Usando a frase: ''Estamos trocando o pneu com o carro andando'', a secretária disse que aos poucos irá recuperar as unidades, e fazer funcionar os PSF's com todas as condições, e não apenas de forma ambulatorial. Ela disse que vai exigir que os médicos não apenas receitue o paciente, mais faça um diagnostico completo, para não implicar que as pessoas procurem um hospital maior para concluir seu atendimento.
Durante a entrevista, a secretária citou um dado preocupante: o CEO pode deixar de existir na cidade, por falta de funcionamento nos últimos dois anos. Segundo ela, é uma exigência do Ministério da Saúde, e que Itabaiana deixou de cumprir.

Ela também disse que três PSF's, o do Açude das Pedras, Costa e Silva e Campo Grande, receberam recursos da ordem de R$ 85.200,00 para reformas e não foi executado o serviço, e ainda mais, o dinheiro não está na conta, e a secretaria terá de devolver os valores para o ministério.