Comportas são abertas e barragem Acauã começa receber água do açude Boqueirão

As obras das comportas da Barragem Epitácio Pessoa, o açude Boqueirão, foram concluídas com quase um mês de antecedência. Com isto, a partir de agora elas serão abertas e a água poderá ser liberada para seguir para o açude Acauã. 

O departamento promoveu uma verdadeira modernização em todo o sistema de gestão das águas no açude Boqueirão. "As comportas são todas automatizadas. Não serão abertas manualmente. Teremos uma sala de controle que vai controlar vários fatores relativos ao Boqueirão, como a evaporação, a vazão da água e a qualidade", explicou o coordenador do Dnocs, Alberto Batista.

A outorga autorizada de transposição do Boqueirão para o Acauã será de 4,8 milhões de metros cúbicos. "Depois a Agência Nacional das Águas (ANA) vai verificar se vale a pena aumentar ou não essa vazão. Essa questão não fica com a gente, mas com eles", explicou Batista.

 O objetivo da antecipação das obras no Boqueirão é a liberação da água para população de Acauã e cidades à margem do Rio Paraíba. Serão 14 cidades e mais de 100 mil habitantes sendo beneficiados pela obra.

.